Instale o Flash Player para ouvir a programação da rádio.

terça-feira, 28 de abril de 2009

teoria de Bartell


Quando o mundo irá se acabar? 



“...o fim de todas as coisas está próximo, 

sede portanto criteriosos e sóbrios a bem de vossas orações...” 

1 Pedro 4:7 


Antes de tudo, ninguém sabe o dia e a hora que Cristo irá voltar e quando o mundo irá se acabar. A Escritura deixa isto claro. Porém a bíblia diz que poderemos reconhecer os tempos e a estação que cercam sua vinda. E as condições estão oportunas para esse evento ocorrer. 



A bíblia é o maior livro já escrito, sua mensagem é tão simples que pode ser resumida em alguns versículos e ao mesmo tempo é um livro de tanta profundidade que pode se passar a vida toda se estudando e jamais descortinar toda a sua verdade. 

[1] 

A teoria sobre quando o mundo irá se acabar começa com um versículo em Isaías 46, onde a bíblia diz que Deus declara o fim desde o princípio. Em Isaías 48 uma passagem similar aparece. Sem dúvida, esse é um pensamento interessante e isso nos conduz ao início, aos Gênesis 1 (a história da Criação). Se estudarmos tal capítulo provavelmente começaremos a nos fazer a seguinte pergunta: “por que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo?”. Para muitos pode parecer uma coisa trivial, mas incomodou a Bartell[2]. Teólogos afirmam que foi para estabelecer a semana de trabalho. Bartell não acreditou nisso; ele achou que era algo mais profundo. E passou muito tempo pensando na questão: “por que Deus criou o mundo em seis dias se podia ter feito isso em um segundo? Num piscar de olhos?”. 



Bartell concluiu que talvez Deus estivesse indicando ao homem quanto tempo ele teria na Terra. Porquanto observou que a bíblia, principalmente o velho testamento, é cheio de prenúncios, ou seja, fatos na história que ilustram algo que também irá acontecer no futuro. Por exemplo: quando Abraão prepara seu filho Isaque para o sacrifício. Tal fato realmente aconteceu, mas também ilustra o que Deus faria com seu filho Jesus oferecendo-o como sacrifício na cruz para pagar pelos pecados do mundo. 



Então, por que Deus faria o mundo em seis dias? Seria a ilustração de algo que precisamos saber? Bartell achou que sim. Em 2 Pedro 3:1, onde o contexto se refere a segunda vinda de Cristo, a bíblia diz que um dia com Deus são como mil anos. Então mil anos representa um dia. O Salmo 90 diz que mil anos aos olhos de Deus são como se fosse ontem. Então, poderia ser que seis dias da criação indicassem para nós o tempo do homem na Terra, que seria algo em torno de seis mil anos e que o sétimo dia de descanso ilustrasse um reino milenar (Shabah gadola). Cristo voltaria à Terra e estabeleceria seu reino, um tempo de justiça e paz. 



Estudiosos calcularam desde a época de Adão, o primeiro homem, até a primeira vinda de Jesus Cristo. São exatamente quatro mil (4.000) anos. Se esse for o caso estaremos vivendo o final do que a bíblia chama de OS ÚLTIMOS DIAS. 



Bartell enfatiza a questão de como Deus lida com o tempo na bíblia e que quando Deus mede o tempo ele o faz por sétimos. Deus criou o mundo em sete dias, sendo o sétimo, o dia do descanso. De acordo com a lei do velho testamento os judeus são obrigados a descansar a cada 7 (sete) dias, e mais, na 7ª (sétima) semana depois da páscoa eles comemoram uma grande festa e descansam. O 7° (sétimo) mês talvez seja o mais importante, quando eles comemoram três das suas maiores festas e descansam. Há cada 7 (sete) anos há um descanso para a Terra, há cada 49 (quarenta e nove) anos (7x 7) eles comemoram o ano de jubileu que é um ano de descanso para a Terra e de liberdade para o povo. Então, fazia muito sentido para Bartell que Deus tenha estabelecido o período de 7.000 anos para o homem habitar na Terra, sendo que os últimos mil anos seria o tempo de descanso, quando Jesus retorna para estabelecer seu reino na Terra (Apocalipse 20). 



Bartel está certo quando afirma que quando Deus lida com o tempo Ele o faz por sétimos; é o sistema de maior predominância na palavra de Deus. A segunda vinda de Cristo é o dia mais importante no calendário de Deus. Bartell estava convencido de que Ele queria que soubéssemos quando seria, inclusive a época. 



Em Oséias 6, o profeta do velho testamento fala de Israel povo escolhido por Deus que sempre se sujeitava a nação ia ser destruída mas no versículo 2 ele diz: depois de dois dias nos revigorará, no terceiro dia nos levantará e viveremos diante dEle. O que significa isso? 



Quando Jesus veio Israel o rejeitou como seu messias então ele espalhou sua nação pelo mundo todo. Então por 1.900 anos não houve nação de Israel, mas Deus diz que depois de dois dias – 2.000 anos – eu os revigorarei, levantarei então Israel viverá diante de Mim. Podemos ver isso acontecendo. A nação espalhada de Israel foi reunida diante de nossos olhos em 1948. Israel se tornou uma nação novamente, isso é muito importante porque Deus está revigorando essa nação de Israel e ela revivi diante Dele porque Jesus está voltando para restabelecer o seu Reino. 



Vocês por acaso conheceram um moabita ou um amonita, não porque eles foram povos inimigos de Israel e não foram preservados. Os judeus foram porque tinham sido o povo escolhido por Deus e Ele deve cumprir as promessas de reino que fez a eles. Mas os judeus continuam a rejeitar Deus. Por quanto tempo? 



Depois de dois dias nos revigorará, ao terceiro nos levantará e viveremos diante dEle. Os eventos da segunda vinda devem estar para começar... 



ÊXODO 19:11 



Quando Deus disse a Israel para se limparem e aguardar dois dias: porque eu descerei no terceiro dia diante de toda nação. 



JOÃO 11 



Lásaro um judeu havia morrido e Jesus espera dois dias para ressuscitá-lo. Por quê? Isso ilustra como Deus estava para dar as costas à nação durante os próximos 2.000 anos ou dois dias e que Ele iria recomeçar a tocar o resto do mundo através da Igreja do Novo Testamento. 



MATEUS 17:1 



Jesus toma três de seus apóstolos: Pedro, João e Tiago e os leva para uma montanha longe dos outros. O que acontece lá? Jesus se transforma diante deles e eles têm uma visão de sua segunda vinda gloriosa. E as três primeiras palavras deste versículo são: “depois de seis dias Jesus os toma consigo Pedro, Tiago e João para uma montanha longe do resto do grupo”. De Adão para Cristo são aproximadamente 4.000 anos ou quatro dias e de Cristo até hoje são mais ou menos 2.000 anos ou dois dias. 




Breve haverá um tempo de julgamento na Terra como nunca houve antes, antecedendo a volta de Cristo que a bíblia chama de a grande tribulação (o período de sete anos). 


Deus já julgou o mundo uma vez 

nos tempos de Noé... 


GÊNESES 6 



Havia uma grande explosão populacional na época de Noé e a Terra estava corrompida e cheia de violência. É parecido com os tempos de hoje não? Ele exterminou toda a população com uma inundação, somente oito pessoas sobreviveram. 



Julgou Sodoma e Gomorra por causa dos pecados do homossexualismo e das perversões lá existentes. Parece com os dias de hoje? Ele arrasou as cidades, somente três sobraram por lá. 

Em ambos os casos aqueles que não tinham fé foram aniquilados depressa, mas os crentes não foram, eles sabiam que o julgamento estava por vir. 



O nosso tempo está para acabar e a existência atual não continuará para sempre e em breve os judeus irão receber Jesus como messias e Cristo voltará para restabelecer seu Reino. 


“E o testemunho é este, que Deus nos deu a vida eterna e esta vida está no seu filho. Aquele tem o filho tem a vida, aquele que não tem o filho de Deus não tem a vida.” 



1 João 5:11-12 

9 comentários:

  1. Oi sou um estudioso e gostaria de saber se realmente bartell existiu?

    ResponderExcluir
  2. olha amado
    eu ainda não achei nenhuma prova que bartell
    realmente existiu
    eu já procurei na internet
    mas apenas achei relatos falando quem era ele
    mas nenhum deles era de total confiança afirmando a existência de bartell.

    ResponderExcluir
  3. PAZ DO SENHOR,GOSTEI MUITO DESTE TEMA;OFIM DO MUNDO,ASISTI O FILME (O FIM DA COLHEITA)E LI A MATERIA DO IRMÃO,QUERIDO IRMÃO QUERO LHE DIZER,
    BARTEL NÃO SEI SE EXISTIL OU NÃO,MAS SEI QUE TEM RESPALDO BIBLICO SUA TESE,QUE DEUS CONTINUE LHE USANDO PODEROSAMENTE NESTE ASSUNTO;SOU MEMBRO DA ASSEMBLEIA DE DEUS DO BELEM DE AVARÉ SP

    ResponderExcluir
  4. Tive a oportunidade de assistir o Filme evangélico o fim da colheita e fiquei deslumbrado com o que ouvi e vi. Gostaria de saber mais sobre Bartell e sua teoria, que iluminou hoje a minha alma como da estudante e esposa.
    Depois de um dia de trabalho, com resultados não muitos bons, retornando para o nosso estabelecimento comercial, cheio de pecados, dos mais abomináveis aos olhos de DEUS, senti o desejo de usar à Internet em busca de respostas para as minhas questões, encantei um vasto material no Youtube e Google sobre vários temas, ligando a Jesus Cristo.
    Por favor, me ajude, esclarecer as dúvidas existentes, contudo, ser participante do Reino de Deus na eternidade e não nas trevas.
    Marcone Candido, 28/142/2009 às 06:38 da manhã.
    E-mail: aondevou@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber mais sobre bartel.Fique com Deus

    ResponderExcluir
  6. Meu amado eu assisti o fim da colheta e realmente tem uma certa aglutinação a teorial de Bartel com a santa escritura, porem Bartel não afirma nada apenas ele diz o que veio ao pensamento dele, nos podemos perceber que ele não afima nada e diz será que Deus não quis mostrar "isto ou aquilo" porem jamais eu irei contra a teoria do mesmo, até porque há essa junção com a Biblia, mas eu prefiro ficar com os exmplos da biblia com relação aos profetas de Deus Que falavam "assim diz o Senhor dos Exercitos" peço ao amado irmão que não me ignore e me perdoe mas esta é a minha forma de pensar e agir. Meu nome é Arimateia, Guarabira-PB

    ResponderExcluir
  7. graça e paz a todos amantes das santas escrituras,hoje 13 de julho de 2010 vi pela primeira vez esse filme chamado o fim da colheita e fiquei estaziada,com certeza e um balsamo pra alma que anseia pela volta do noivo,vi alguns dos comentarios dos meus irmãos em cristo e respeito todos,mas de uma coisa tenho certeza,quem melhor pode testificar si bartell esta certo sobre seus pensamentos e o proprio espirito que brada em nossos corações que essas palavras são muitissimas boas e que a alma si alegra..e arde com certeza em nossos corações com essas promessas.ora vem senhor jesus!! msn anjo.vida3@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Você narrou o filme todinho.Deve ter ficado com o dedo doido de tanto pausar o dvd.Eu acabei de assistir o filme e percebi direitinho.É muita vontade de pregar o evangélho.Não me leve a mal pelo comentário.Que a paz esteja sempre com você homem de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde; eu e minha esposa assistimos este filme e achamos ele bem informativo, e pesquisando achamos seu blog e paramos pra ler e notamos que vc citou pasagens do filme na integra, o fato de usar um tema como este revela sua força em pregar o evangelho, desejamos que DEUS continue te dando sabedoria e dissernimento para que vc continue nete caminho e nunca por motivo algum se desvie dele . Que DEUS te abençoe, amém

    ResponderExcluir